Veganismo
Dezembro 30, 2017 Sem comentários Alimentação Paulo Capela Marques

Veganismo, o que é?

Em 1944 Donald Watson cunhou o termo “vegan” para designar um estilo de vida cujo objectivo é excluir o mais possível a exploração dos animais em todas as suas vertentes.

O veganismo não é uma dieta alimentar, mas uma conduta de vida que rejeita a utilização de animais vivos, confinados ou mortos e os seus derivados na alimentação, produtos não‑alimentares (como cosmética, limpeza, higiene, vestuário), experimentação em laboratórios e entretenimento como circos ou touradas.

Está intimamente ligado ao anti‑especismo, que defende que não existem animais superiores nem inferiores entre si, apenas diferentes, mas iguais na sua senciência e direito à vida e liberdade.

Costuma fazer-se equivaler o especismo ao sexismo e racismo, uma vez que todas estas práticas pressupõem inferioridade de uma das partes e consequente exploração.

Uma vida vegana é uma vida de respeito e paz para com todos os seres sencientes (humanos e não-humanos), mas não de forma passiva.

Muitos veganos tornam-se activistas pelos direitos de todos os animais e participam em manifestações e outras formas de protesto contra a crueldade.

No que diz respeito à alimentação 100% vegetal equilibrada, com excepção da vitamina B12, ela não apresenta qualquer falha nutricional, uma vez que carne, peixe e derivados não possuem propriedades nutricionais exclusivas impossíveis de encontrar no mundo vegetal.
Além disso, previne vários tipos de doenças(1).

Esta alimentação não implica qualquer privação; pelo contrário: o saudável exercício criativo de tornar os vegetais protagonistas principais em todas as refeições provoca um festival de descoberta para as papilas gustativas!

Simultaneamente descobre-se uma enorme variedade de alimentos nutricionalmente riquíssimos muito para além dos repetitivos batatas, arroz, massa, carne e peixe.

 

./.

 

Referências:

(1) Freston, Kathy. Veganist: Lose Weight, Get Healthy, Change the World. Weinstein Publishing, 2011

Segelken, Roger. “China Study II: Switch to Western diet may bring Western-type diseases”, Cornell Chronicle, June 28, 2001, accessed September 15, 2006.

“China-Cornell-Oxford Project On Nutrition, Environment and Health at Cornell University”; Division of Nutritional Sciences, Cornell University Campbell TC; et al. (2002).

«Medically supervised water-only fasting in the treatment of borderline hypertension». J Altern Complement Med. [S.l.: s.n.] 8 (5):

 

Ana Isabel Soares

https://www.facebook.com/doces.e.salgados.veganos/

 

~/~

APOIE O NOSSO PROJECTO:

Visite este site regularmente  e partilhe os nossos artigos.

Inscreva-se no nosso grupo do Facebook:

PROBIOTICAMENTE

m.facebook.com/groups/621311187988433

Saúde | Corpo & Mente

Alimentação, probióticos & suplementação;

Horticultura bio | Arquitectura sustentável
Higiene e cosmética naturais
(…)



Siga-nos:
Tags
Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *